Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas...

Desde que regressei à Beira vivo novamente o processo de ambientação, entrar no ritmo e "conhecer os cantos à casa". Agora a tarefa está facilitada porque tenho a companhia dos outros voluntários portugueses, a Sónia e o André, que após uma semana já estavam mais integrados e me ajudaram também a perceber a dinâmica do funcionamento da casa e da escola.
E devido a essa ambientação não tenho muito a ressalvar dos últimos dias exceto a cerimónia de abertura do 3º Trimestre ontem, com o cântico do Hino Nacional de Moçambique. Fiquei arrepiada!


Hoje, e após estes primeiros dias de integração, o dia foi muito cheio e especial. Primeiro porque dois irmãos da comunidade fazem anos, o Irmão Sebastião e o Irmão Ivo, e por isso toda a casa, a escola e o colégio estavam em ambiente de festa. A toda a hora se ouvia cantar os Parabéns ou se ouvia a frase "Queremos bolo!".
Em segundo lugar, o dia começou de forma espetacular! Fomos conhecer o Centro Assistencial e com a receção que tivemos fiquei sem palavras.

Houve cânticos, houve danças, houve palmas e sorrisos (uns mais fáceis e instantâneos, outros mais tímidos e escondidos). Apresentamo-nos, apresentamos a SOPRO e recordamos alguns voluntários que estiveram em missões nos anos passados. Eles apresentaram também o centro, a missão que os une e a família que acabam por formar.


Já na Escola João XXIII fizemos a distribuição das Cartas dos padrinhos SOPRO pelas crianças. Foi bonito vê-las abrir as cartas entusiasmadas e ler as palavras carinhosas que os padrinhos tinham para lhes dizer.

Por último participamos no Curso de Liderança e Gestão de Pessoas leccionado por uma voluntária brasileira que vive connosco (a Bia, que funciona como uma mãe nesta casa, sempre disponível e carinhosa!). É muito giro ir conhecendo as pessoas nos seus contextos de trabalho e fora deles, falar, partilhar experiências. E é bonito ver estes professores procurarem mais formação, procurarem mais conhecimento, num local onde muitas vezes a educação é posta em segundo plano.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Uma história de poligamia"

Olhar mais além

Adeus Mangunde...